Mapas antigos….. sabe aquela sensação de olhando e ficar meio hipnotizado? Tem algo especial naqueles tons de papel envelhecido, nos azuis desbotados dos oceanos e nos detalhezinhos dourados nas bordas… É quase como viajar no tempo só de olhar! E podemos trazer essa sensação apenas decorando com as cores dos mapas.
Pois é, outro dia estava folheando um livro de decoração na casa da minha amiga e tive uma ideia: por que não trazer esse clima gostoso dos mapas antigos para dentro de casa? Não estou falando de encher as paredes com mapas (embora isso também possa ficar lindo), mas de usar aquela paleta de cores para criar um ambiente aconchegante e cheio de personalidade. Aqui vou contar como podemos mudar totalmente a sala decorando com as cores dos mapas antigos.
As cores que contam histórias
Quando a gente repara bem, os mapas antigos têm uma combinação de cores que é puro charme:
- Aquele bege amarelado de papel velho
- Um azul meio acinzentado dos mares
- Verdes escuros das florestas
- Toques de dourado ou mostarda nos detalhes
E o bacana é que você não precisa fazer uma reforma completa nem gastar horrores pra conseguir esse efeito. Dá pra ir mudando aos pouquinhos, começando com coisas pequenas.
Por onde começar? Decorando com as Cores dos Mapas Antigos
As paredes são sempre um bom ponto de partida. Se você está disposto a pintar, um tom areia ou um azul bem clarinho já muda completamente o astral do lugar. Mas se pintar não é uma opção (quem nunca morou de aluguel, né?), as cortinas podem fazer esse papel de “base” do seu mapa.
Minha vizinha Maria fez isso! Ela não podia pintar o apartamento, então investiu em cortinas num tom de azul bem suave e o resultado ficou um arraso. Parece que você entrou num mapa quando chega na sala dela.
E os móveis, como ficam nessa história?
Quanto aos móveis grandes, como sofá e poltronas, o negócio é apostar no mais neutro possível. Um sofá bege ou cinza claro é perfeito porque funciona como uma tela em branco pros outros elementos.
Mas calma aí! Se você já tem um sofá escuro e não quer comprar um novo ou trocar o estofado, sem problema! É aí que entram as mantas e as almofadas. Meu amigo João tinha um sofá marrom escuro e achava que não ia dar certo com esse estilo. Bastou colocar umas almofadas em mostarda e verde musgo, e pronto! A sala ganhou outra cara.
São os detalhes que fazem a diferença
Olha, vou te contar uma coisa: o segredo tá nos pequenos objetos. É neles que você pode ousar mais com as cores dos mapas antigos:
- Uma almofada verde musgo aqui
- Um vaso dourado ali
- Um abajur com base de madeira ou metal envelhecido
- Uns porta-retratos com acabamento douradinho
E você sabia que um globo terrestre antigo pode virar o xodó da decoração? Minha amiga Ana achou um num brechó e colocou sobre a mesinha de centro. Virou assunto toda vez que alguém visita a casa dela!
Luz, câmera, aconchego!
Ah, e não podemos esquecer da iluminação! Nada de luz branca e fria, viu? Pra esse estilo ficar perfeito, o negócio é apostar nas lâmpadas de luz amarela (ou luz quente, como o pessoal chama).
Meu primo Carlos quase não acreditou na diferença que fez trocar as lâmpadas da sala. De repente, todos aqueles tons terrosos ganharam vida, principalmente à noite. Ficou um aconchego só!
Misturando com o que você já tem
O legal dessa ideia é que dá pra adaptar pro seu estilo atual, seja ele qual for.
Se sua casa é mais moderninha, com móveis de linhas retas e minimalistas, você pode trazer esses tons em objetos menores, como almofadas, quadros ou vasos.
Já se sua decoração é mais tradicional, aí sim você pode investir mais nos elementos que lembram os mapas antigos, como molduras trabalhadas e móveis de madeira escura.

Começando devagar
Ninguém precisa sair trocando tudo de uma vez, né? Vai com calma:
- Troque as almofadas por outras em tons terrosos ou azul acinzentado
- Pendure um mapa antigo emoldurado (pode ser reprodução!)
- Coloque uma mantinha em tom mostarda no sofá
- Troque o abajur por um com base de madeira ou metal
- Espalhe alguns livros de capa dura pela sala
Minha amiga Paula fez exatamente isso. Começou só com as almofadas e um quadro, depois foi acrescentando outros detalhes. Hoje, a sala dela é daquelas que a gente entra e já quer ficar.
Pra não errar
Olha só, pra finalizar, deixo umas diquinhas rápidas:
- Não exagere nos enfeites – menos é mais, sempre!
- Misture bem as cores, sem deixar uma delas “gritar” mais que as outras
- Aproveite ao máximo a luz natural permitindo que o Sol entre!
- Coloque umas plantinhas – elas combinam com qualquer estilo
- Pare de ter medo de misturar o antigo com o novo.
- Coloque um mapa antigo em uma das paredes para ficar em destaque.
No fim das contas, o importante é que você se sinta bem no ambiente. Afinal, nossa casa é nosso cantinho, né? Tem que ter a nossa cara e nos fazer sentir bem quando chegamos cansados depois de um dia puxado.
Então, que tal começar hoje mesmo a trazer um pouquinho desse charme dos mapas antigos pra sua sala? Aposto que vai ficar um show!